NRF 2024: Insights sobre as principais inovações do varejo 

Tempo de leitura: 23 minutos.

 

A NRF (National Retail Federation)   organiza, em Nova York,   um dos eventos mais importantes para os profissionais que atuam na área do varejo.  Suas conferência oferecem informações valiosas e atualizações  do mercado, além de reunir as mais diversas empresas do mundo.

Alexandre Queiroz, presidente da Zanthus, esteve presente no evento participando de diversas conferências e visitas técnicas  e trouxe em primeira mão os principais insights e big points.

Nesse artigo, conheceremos as mais diversas experiências e descobertas da NRF, destacando tendências, estratégicas, inovações e percepções do que o varejo vai encarar ao longo deste ano.

 
PatBo: Internacionalização com identidade Brasileira
 A história de sucesso da marca brasileira PatBo, fundada por Patricia Bonaldi em Minas Gerais, reflete sua trajetória no mercado internacional. Com 60% do faturamento proveniente do exterior, a marca mantém seu DNA brasileiro, mas com o conhecimento local e acesso aos compradores das lojas de departamento, que é o seu principal canal de distribuição.

Conhecida por vestidos de festa, mas com uma linha extensa de produtos ofertados, como beachwear, acessórios, curadoria Home, com decoração para casa, a PatBo consolidou sua marca como sendo a única presente no New Your Fashion Week.

 

 
Swarovski: Transformação e Colaborações Notáveis
 

Fundada em 1895 pelo Daniel Swarovski, notável pela especialização em lapidação de cristais. Swarovski, uma empresa familiar centenária que trouxe gestão profissional para modernizar ainda mais a marca. 

Como ponto forte estratégico, tem feito um trabalho extremamente relevante com collabs e embaixadoras da marca que conversam com a nova geração de consumidores. 

Diante da necessidade de um reposicionamento, a Swarovski dividiu suas lojas em seções distintas: 

Amarelo: Creators Lab: Focado em collabs (estratégia de parceria entre marca e empresas e/ou celebridades, influencers para criação e divulgação de produtos e serviços);

Verde: Novidades e statement pieces, peças de joalheria que chamam a atenção do público-alvo;

Rosa: Cristais decorativos, esculturas (pelos quais a empresa era tradicionalmente conhecida), mas agora também oferecendo colaborações com outras marcas. Há uma extensa linha da colaboração com a Disney que tem feito muito sucesso.

 
Starbucks + Amazon Go: Collab entre experiência e tecnologia 
 
A parceria entre Starbucks e Amazon Go na criação de uma loja 100% autônoma e contactless é um marco na integração de tecnologia no varejo. 

Starbucks, uma das maiores cafeterias do mundo, começou há 50 anos em Seattle e para se destacar ainda mais, buscou atualizar-se na tecnologia. Todos os pedidos do Starbucks têm de ser feitos via app, e a loja também utiliza o app da Amazon ou um cartão de crédito, para que os clientes possam levar os produtos sem precisar passar no caixa.

A loja opera exclusivamente no modelo Pick Up Store, dando força cada vez mais para o Omnichannel. De forma prática a compra é efetuada no online e retirada no offline. 

 O fluxo de compra é simples: 

      • Loja de convivência Amazon Go;

      • Ao entrar na loja, o cliente escaneia um QRCode no app da Amazon ou insere seu cartão de crédito na entrada;

      • Os pedidos precisam ser realizados pelo app de forma antecipada (não podem ser realizados na hora);

      • Todos os itens retirados da prateleira são registrados automaticamente;

      • A compra é automaticamente cobrada no cartão de crédito cadastrado.

     

    Existe um modelo mais moderno, onde contam com o apoio de câmeras com visão computacional, não necessita de balanças e sensores de gôndolas. 

     
    Glossier: Do online ao físico. 
     

    Glossier, uma marca digitally native vertical brand (marca que nasce diretamente no meio digital), surgiu de uma forma diferente da maioria das empresas. 

    Através do blog Into the Gloss, onde faziam reviews de outras marcas de cosméticos, após muitos anos de feedbacks, perceberam a fidelização do público e o fortalecimento da comunidade, então decidiram criar a própria marca de cosméticos. 

    O sucesso foi tão grande que é impossível não notar a estratégia utilizada para a criação da marca: Conheça o público, conheça suas necessidades, seus comportamentos, para então, desenvolver seu produto e com o propósito de ser simples: produtos fáceis de usar, acessíveis e que atendam a necessidade do seu público. 

    Entrou para o varejo físico há 2 anos e já possui 11 lojas espalhadas entre Atlanta, Boston, Brooklyn, Chicago, DC, London, Los Angeles, Miami, NYC, Philadelphia e Seattle.

    A arquitetura da casa Glossier reflete os valores da comunidade da marca: ambientes como se a loja fosse uma casa. 

    Foram alocadas mesas longas para expor os produtos de forma que os clientes estejam juntos e interagindo como se estivessem em uma mesa de jantar, encorajando a testarem tudo. 

    Todos os produtos estavam disponíveis para testar no momento, os produtos adquiridos eram retirados embalados dentro do estoque. 

    Todo atendimento era feito com o apoio do PDV Mobile e toda a jornada de compra era realizada sem necessidade de deslocamento para checkout. 

     

     

    Samsung: Mantenha o foco na experiência do consumidor
    Com o movimento direct to consumer, onde os grandes fabricantes ofertam seus produtos diretamente para o consumidor sem a necessidade de intermediações de lojistas, a grande fabricante de tecnologia Samsung inovou ao contar a história da marca e de seus produtos. 

    Com o conceito Connect Living, é possível conectar e automatizar o funcionamento de todos os dispositivos compatíveis, através do sistema Samsung Smart Things: sistema de som e televisão são montados em uma sala de estar, máquinas de lavar, secar e o Air Dresser (equipamento para sanitização e lavagem a seco de roupas) em uma lavanderia, monitor e computador gamer em um quarto, etc. 

    A Samsung procura mostrar como seus produtos podem estar presentes em todos os momentos e em todos os ambientes da casa de um consumidor de forma integrada, facilitando o dia a dia.

     
    Amazon JFK8: A vanguarda da logística e automação
     O fullfillment center (centro de distribuição) da Amazon representa o estado-da-arte da tecnologia, com altíssimo grau de automatização, uso intensivo de inteligência artificial e visão computacional. 

    Com a expedição de mais de 1 milhão de pacotes diariamente em picos sazonais, faz parte do first mile: as mercadorias chegam dos vendedores/fabricantes, são recebidas e armazenadas para depois serem separadas e embaladas em pedidos para entrega. Contemplam as 3 principais atividades: Stowing (armazenar), Picking (separar) e Packing (embalar). 

    Tanto na área de Stowing quanto na área de Picking não é o colaborador que se move pela armazenagem, mas as próprias estantes, movimentadas por robôs, o que aumenta a produtividade do local.

    O sistema que movimenta as estantes e orienta os colaboradores a armazenarem também otimiza o espaço nas estantes, inclusive alocando itens mais pesados em alturas mais convenientes, para evitar que colaboradores tenham que erguê-los muito ou agachar para pegá-los.

    Contra-intuitivamente, a armazenagem é feita de forma aleatória para evitar gargalos. Se há um produto que está vendendo muito e todo o estoque está concentrado apenas em um local, há um gargalo na hora do picking.

    O packing é separado em 3 linhas: item único (smart packing), item único (manual) e vários itens. No smart packing, uma máquina embala e etiqueta o item de forma autônoma.

    Há grande preocupação com a proteção de dados. Toda a etiquetagem que contém dados do consumidor (nome, endereço) é feita em áreas às quais os colaboradores não têm acesso.

    O desempenho é metrificado em todos os pontos: quantos itens cada colaborador guarda, quantos ele pega, quantos empacota. 

    Todo o sistema inteligente corrobora com o grande número de entregas realizadas.

     

    Crate & Barrel: A experiência do cliente conta, e conta muito! 

    Em 1980, tornou-se uma tradicional varejista de móveis, casa e decoração focada em fornecer melhor experiência para seus clientes. 

    Em novembro de 2023 abriram uma loja flagship, no Flatiron Building, marco arquitetônico em Nova York, onde preservaram o prédio construído em 1890. 

    Esse conceito de loja é totalmente desenvolvido e focado na experiência do cliente, envolvendo os sentidos humanos, desde: cores, aromas, atendimento e consultoria personalizados. Nesse modelo de loja, a essência da marca fica em evidência em todos os pontos de contato. 

    Desde linha de móveis, mesa, bar, cozinha, eletrodomésticos portáteis, plantas, decoração até fragrâncias e sabonetes. É possível incluir todos os itens em listas de casamentos, onde os clientes utilizam o app desenvolvido para a própria marca e escaneiam os itens que desejam. 

    Na linha de móveis, as peças são ambientadas e integradas com os demais itens da loja, facilitando o olhar do consumidor ao enxergar como o ambiente ficará. 

    A marca conta com parcerias com designers independentes, de forma que ofereçam cada vez mais, produtos únicos e exclusivos. 

    Além disso, o ambiente conta com o design desk, em que os designers criam projetos baseados no que os consumidores gostam na loja para suas casas. E o melhor: sem cobrança para o cliente.

    PetCo: Mais do que uma loja de produtos para animais
    Há mais de 60 anos de história, com mais de 1.500 unidades espalhadas pelo mundo, a PetCo é uma das maiores varejistas do segmento pet. 

    A marca compreendeu que o canal físico oferece aquilo que o e-commerce tem dificuldade: Um ambiente acolhedor, experiência de compra agradável, de forma a desenvolver conexão emocional com os clientes, bem como serviços que o canal on-line não consegue, como o Self Wash: uma estação desenvolvida para que os próprios tutores possam dar banho em seus pets na loja. 

    Aproveitaram da criatividade ao ambientarem com elementos do parque, com árvores e plantas. Provocaram o sentimento de melhores momentos entre seus tutores e pets em lazer. 

    Ainda na linha criativa, também possuem coleções de roupas e acessórios comuns para cachorros e humanos, fortalecendo a conexão emocional entre eles. 

    Localizada na Union Square, a PetCo deseja que o consumidor reconheça a marca na loja, mas que também carregue o DNA de Nova York em sua arquitetura e decoração.

    Para reforçar ainda mais os valores da marca, a comunicação emocional com os clientes, nasceu o PetCo Love, um programa sem fins lucrativos dedicado a resgatar e cuidar de animais abandonados. 

     

    Google Pier 57: Inteligência Artificial e Connected Commerce
     

    Uma experiência única no mais novo escritório do Google no MeatingPacking District. 

    Temas como inteligência artificial, connected commerce foram levantados, abrindo questionamentos do que vai interferir na humanidade. Se assemelha ao descobrimento do fogo, com a percepção de que é algo absolutamente transformacional, que vai mudar a humanidade, mas que ainda desconhece o potencial e os riscos. 

    O primeiro dia foi transformador e enriquecedor de tantas visitas.

    No próximo artigo, entraremos nos detalhes e principais insights das principais palestras do evento.

     

     

    O primeiro dia foi transformador e enriquecedor de tantas visitas.

    No próximo artigo, entraremos nos detalhes e principais insights das principais palestras do evento.

     

     

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